Essenz

Mente sã, corpo são

Mente sã, corpo são

Como integrar corpo e mente para uma vida mais equilibrada e produtiva?

O antigo ditado romano citado no título deste artigo é bastante conhecido e é senso comum falar sobre a integração entre corpo e mente. Mas de que forma eles estão verdadeiramente relacionados? Conhecemos realmente a conexão corpo-mente? E se a conhecemos, por que é tão complicado aplicar esse conhecimento na nossa vida diária, nos reservando tempo para a prática de exercícios, meditação, relaxamento?

Sabemos que para uma vida saudável é indispensável que haja uma rotina de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. Mas os benefícios da atividade física vão muito além da estética de um corpo com músculos definidos ou o fato de poder entrar em uma roupa tamanho menor.

Há diversas evidências científicas de como a atividade física atinge nosso cérebro. Uma recente pesquisa de revisão publicada pela revista Frontiers in Neurology1 demonstrou estudos de neuroimagem que documentaram aumento das matérias cinzenta e branca de áreas do cérebro em regiões que
muitas vezes são severamente afetadas pelo envelhecimento. A pesquisa relata também estudos em animais que forneceram informações sobre biomecanismos que apoiam a neuroplasticidade reforçada com exercícios físicos, como a angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) e a regulação positiva de fatores de crescimento, como o fator neurotrófico derivado do cérebro (BDNF) que desempenha um papel importante na memória e no aprendizado, nutrindo os vasos sanguíneos e estimulando o crescimento de células nervosas além de  ter um papel central em manter a vitalidade do músculo cardíaco.

Mas como fazer para chegar à mente pelo corpo? Como “chegar ao cérebro pelo músculo e ao espírito pelo corpo”? O cérebro é um processador de dados, que utiliza as informações enviadas pelos nossos órgãos dos sentidos; nada o atinge antes de passar pela audição, visão, tato, olfato e paladar. Os órgãos sensoriais, por sua vez, também estão submetidos às emoções, que controlam as informações obtidas.

Entender esta “via de mão dupla” entre mente e corpo é fundamental para estabelecer um relacionamento saudável entre eles e criar bons hábitos. E o esforço necessário para aumentar nossa qualidade de vida e construir uma relação saudável com nosso corpo é muito menor do que acreditamos.

Se existem tantos benefícios fisiológicos cientificamente comprovados, por que às vezes parece tão difícil criar o hábito da prática de exercícios? Porque é necessário romper padrões de comportamento e criar novos caminhos neurais para que o corpo se adapte e aprenda efetivamente a amar o movimento!

Muitas vezes complicamos o caminho para criar novos hábitos do nosso corpo por não fazer ideia do que precisamos fazer e de onde/quando queremos chegar, ou por querer “acelerar o processo”, lutando contra os velhos hábitos. Ao invés disso, se nos adaptarmos ao básico e desenvolvermos uma nova disciplina com menos frustrações e estresse, caminhando passo a passo, será bem mais fácil progredir!

Para criar um novo hábito e estabelecer novos caminhos neurais existem três pontos de destaque que chamaremos de Hábito Triangular, pois o hábito é formado por três componentes. Imagine que você quer criar o hábito da atividade física.

O primeiro componente é o GATILHO, que será alguma mensagem externa (seja ela visual, auditiva ou cinestésica) que te remeta a uma lembrança provocando uma reação positiva. Por exemplo, programar um horário no celular que você irá fazer uma caminhada, mas o toque do despertador seja a música que você mais gosta. O gatilho faz com que o cérebro entenda que pode entrar no modo automático e execute uma rotina. Desta forma, o exercício se tornará automático com o passar do tempo.

O segundo componente é a ROTINA: por exemplo, a atividade que vou executar no momento, como uma caminhada no parque.

E o terceiro componente é a RECOMPENSA, que ajudará a melhorar a atividade cerebral, indicando que esse tipo de sequência triangular vale a pena ser usado novamente no futuro. Quais são as recompensas de uma caminhada por exemplo? Se você não souber, pergunte para alguém que goste dessa atividade, porque é normal alguém que não goste responder que é cansativo, dolorido, que dá preguiça… porque esse caminho neural já foi construído e é necessário rompê-lo e para o isso o conhecimento é o melhor caminho.

Através do conhecimento é possível transformar-se. É importante que você saiba a importância de fazer atividade física. Além de todos os benefícios já citados, o exercício melhora humor, qualidade de vida, emagrece, melhora saúde, dá mais energia e disposição. Quanto mais repetimos a mesma sequência do Hábito Triangular, mais ela fica automática. Com todos esses elementos, o hábito será formado, e para que ele seja efetivamente instalado, é necessário repetir a sequência por 21 dias seguidos.

5 comportamentos que ajudarão na desintoxicação e preparação do seu corpo e mente para um dia mais produtivo e equilibrado.

1. Se dê o direito de se espreguiçar pela manhã ao invés de “pular da cama” pensando nos compromissos do dia! É uma forma de preparar seu corpo e ele ficará imensamente grato!

2. Além de se espreguiçar, reserve 5 minutos para meditação ao acordar. Concentre-se em inspirar e expirar profundamente, percebendo as sensações físicas do ar entrando e saindo de seus pulmões. Estes simples hábitos ajudam a acalmar a mente e criar novas redes neurais para o equilíbrio emocional.

3. Uma forma simples e eficaz de desintoxicar o corpo e alcalinizar o sangue é por meio da ingestão de limão pela manhã, em jejum (para conhecer melhor sobre a Terapia Intensiva do Limão e seus benefícios: https://www.docelimao.com.br/site/limao/conceito/2-terapia-intensiva.html)

4. Procure uma alimentação balanceada, iniciando sem radicalismos (salvo casos em que há restrições médicas de alimentos específicos).

5. Encontre uma atividade física que você goste e crie este novo hábito. Para isso repita a sequência do Hábito Triangular. Não pense! Apenas se envolva e VÁ!

Grande abraço!

Obrigado! Obrigado! Obrigado!

3 comentários sobre “Mente sã, corpo são

Deixe um comentário

Rodrigo Sanchez - Doctoralia.com.br
× Agende sua consulta!