As doenças cardíacas, o AVE (derrame), a diabetes e o câncer, agora compõem dois terços de todas as mortes no mundo (OMS)
Cerca de 40% da população adulta brasileira, o equivalente a 57,4 milhões de pessoas, possui pelo menos uma doença crônica (Ministério da Saúde)
51% da população acima de 18 anos está com excesso de peso. Só de pessoas com obesidade, são mais de 17% (pesquisa Vigetel)
Assustou com esses dados? Pois é, hoje em dia vivemos no inconsciente coletivo da busca para curar as doenças. Talvez o foco está no lugar errado. E se nosso foco estiver em ser saudável? E se o foco estiver em analisar os hábitos ruins e começar um passo a passo para uma vida saudável? Está disposto a fazer uma verdadeira mudança de pensamento, ações e uma transformação na sua saúde?
Se sua resposta for sim, continue lendo esse texto.
O conhecimento e entendimento de assuntos relacionados a saúde leva harmonia entre as partes física, emocional, energética, postural e nutricional. Com os ajustes necessários no corpo, o alinhamentos dos pensamentos, desbloqueios energéticos e uma melhora da nutrição te coloca no caminho para o desenvolvimento de hábitos saudáveis dando-lhes maiores recursos para a mudança, o autoconhecimento e o caminho para cura ficam mais claros e simples.
Promovendo o autoconhecimento, o desenvolvimento da saúde interna e externa e aprendendo o valor de novos hábitos saudáveis como alimentação, hidratação, atividade física, meditação, equilíbrio emocional, motivação, disciplina, energia e um sono adequado somos capazes de alcançar a saúde de uma maneira sistêmica, direcionando nossas ações para um trabalho de prevenção e qualidade de vida ao invés de ir atrás apenas quando se está doente.
Para isso é importante definirmos o que é saúde. Saúde não apenas a ausência de doenças. Saúde é a perfeita harmonia e bem estar do nosso corpo, a parte física, completo bem estar emocional, parte psicológica, harmonia com seus relacionamentos pessoais e profissionais, parte social e o equilíbrio energético, nossa energia. Isso quer dizer que para sermos saudáveis temos que estar alinhados e equilibrados em todas as áreas da nossa vida.
Na figura abaixo, você pode ter uma panorama geral de como está sua saúde de uma forma sistêmica.
Aí estão as 8 principais áreas da sua vida realaciondos a saúde:
Ambiente – como está a organização e planejamentos dos ambientes que frequenta?
Lazer – é a válvula de escape. Como tem se divertido? O que tem feito para relaxar?
Saúde – como tem cuidado dela?
Carreira – trabalha com o que gosta?
Financeiro – qual seu relacionamento com o dinheiro?
Relacionamento – pessoais e profissionais, e com você mesmo, como tem se relacionado?
Desenvolvimento Pessoal – fez algum curso, leu algum livro ultimamente?
Espiritualidade – como tem sido a sua conexão com Deus, como tem trabalhado a sua espiritualidade?
Um trabalho sistêmico é importante o desenvolvimento de todas essas áreas com novos comportamentos, capacidades, valores, crenças e identidade para que possamos alinhar nossa saúde por completo.
Perceba como cada uma dessas áreas se relaciona com a outra! Se você não tem uma boa organização da sua vida tudo já vira uma bagunça, com essa bagunça, não tem tempo para fazer um lazer. Se não faz um lazer que realmente te agrade, não vai relaxar e acaba influenciando negativamente no seu trabalho e nos relacionamentos, que por sua vez, pode somatizar e desencadear muitas doença, atrapalhando as finanças, porque terá que gastar para buscar a saúde novamente, e talvez tenha que deixar de fazer algum curso que gostaria de fazer porque usou aquele dinheiro que estava reservado. Com tudo isso, vai dizer que está na pior e acaba até perdendo a fé.
Perceba como nossos sistemas se integram, se conectam. Agora, imagine tudo isso ao contrário. Como seria todas essas áreas evoluindo? Como seria sua saúde? É exatamente esse o caminho para ser mais saudável e ter qualidade de vida!
Observe qual área está mais prejudicada e comece a muda-lá agora mesmo.
Se o seu corpo está dolorido, busque recursos para alivia-lo como alongamentos, prática de atividades físicas moderadas e se necessário um tratamento com osteopatia.
Se a mente que está trazendo problemas como ansiedade e depressão, atividades que trabalham a respiração como a meditação é de grande valia, assim como programas de coaching, pnl e psicólogo.
Se a energia está ruim, exercício de meditação e alinhamento energético são excelentes caminhos para o equilíbrio, assim como tratamentos espirituais e oração.
Perceba que nada funciona sozinho, somos o resultado de um emaranhado de comportamentos.
Portanto, não espere ajuda para se movimentar e se ajudar.
Não espere a depressão para conhecer a alegria.
Não espere milagres, mas tenha fé na sua cura e vá cuidar da sua vida!
Grande abraço!
Obrigado! Obrigado! Obrigado!